Cunha

Cunha

Cunha

Uma pequena cidade paulista encravada nas montanhas. Faz parte da antiga Estrada Real que tem seu início em Minas Gerais e finda no litoral fluminense, Paraty!

A cidade em si não tem muita coisa a se fazer, mas, no seu entorno tem diversas opções e as paisagens são lindas. Bem próxima a igreja há o pequenino Mercado Municipal. Não foge em nada do que a gente encontra em todos os lugares turísticos. A Doceria da Cidinha é um point! A Igreja que estava em reforma, é bem antiga. Cunha é bastante conhecida por suas cerâmicas, pra quem aprecia essa arte, é ótima! Tem um grande parque logo na entrada da cidade, com lago, quadras poli esportiva onde os cunhenses se deleitam!

Casa do Artesão

Uma arquitetura muito bonita, toda trabalhada na madeira, com diversos artigos de artesanato da região, com preços compatível com todas as lojas que encontrei em Cunha. Fica bem próximo ao Parque da Cidade, para ser mais exata, fica logo atrás.

Como ir

É muito fácil chegar. Vindo de São Paulo sentido Rio, na Dutra, ao chegar em Guaratinguetá tem indicação para Cunha. A estrada tem muitas curvas, mas, está em ótimo estado, toda asfaltada!

Onde hospedar?

Tem inúmeras pousadas e hotéis na região, satisfaz todos os bolsos. Não é barato um final de semana lá. Particularmente fiquei na Hospedagem Caminho do Lago. Um quarto imenso, acomoda até 6 pessoas! Tem uma micro cozinha que atende bem as necessidades. A decoração é de ótimo bom gosto, rústica e vintage. O café da manhã, sempre acompanhado do proprietário que dá dicas, mostra fotos, sugere passeios,  uma simpatia o Rodrigo! O pão de queijo, quentinho é o ponto alto do desjejum! Com certeza você encontrará outras, mas, essa eu recomendo!

O que ver e fazer?

Na estrada que liga Cunha a Parati tem uma série de locais interessantes a se conhecer.

Cervejaria Wolkenburg

Esse foi o primeiro passeio que fiz. Achei bastante longe. Muita subida, alguns trechos bem sofríveis. Não achei que compensou. As cervejas são diversas e o preço é coerente a bebida artesanal, como não bebo de forma alguma cerveja, não posso se quer opinar. Tem uma trilha que parte daí e dizem que é muito bonita a vista quando se alcança o topo, dando inclusive pra ver até Paraty.

 

Olival

Que local agradável, bonito com um restaurante que além das refeições tem uma micro loja onde vende produtos próprios e da região. Uma graça de lugar. Recomendo!

Fazenda Aratu

Antiga fazenda que se tornou um point. Tem uma loja com variedades de tudo, bem decorada, também vintage. Fica do lado esquerdo no sentido Cunha x Paraty. Tem um restaurante que disseram ser muito bom, no entanto, talvez devido à pandemia, estava fechado. Vale conhecer.

Café Moara

Um lugar super transado, com mesas ao ar livre e dentro, com decoração vintage. Tem além das refeições, uma loja de produtos da região e obviamente, o Café Moara. Vale parar e curtir, seja pra tomar um cafezinho ou pra comprar alguma das inúmeras ofertas de doce, geleias e etc.

Lavandário

Famoso, mas, o que oferece, não justifica a fama. É uma plantação de lavanda, com uns dois ou três mirantes, aí sim, com uma paisagem belíssima da serra! Tem uma loja que vende uma séria de produtos que tem como base a lavanda. É o único lugar que se paga para conhecer. A subida é íngreme e tem que ser motorista para subir! A estradinha, curta, mas só cabe um veículo, assim sendo, se acontecer, e acontece, de alguém estar subindo e outro descendo aí é problemático!

Cervejaria Caminho do Ouro

Logo que se pega a estrada, do lado esquerdo no sentido Paraty, há uma grande cervejaria artesanal, restaurante e petiscaria que é um point dos motoqueiros e turistas. Um local muito bonito, com vista linda! Almocei lá e recomendo. Vale a visita!

Cerâmicas

Há uma quantidade bastante grande de ceramista na cidade. Visitei somente três, pois, não curto muito, mas, é uma boa opção para quem gosta!

Igreja de Santo Expedito

Já no caminho de volta pra casa, eis que deparo com a Igreja de Sto. Expedito e estava tendo missa, o que acontece somente uma vez na semana. Eu gosto muito de conhecer igrejas e achei interessante postar aqui.

Fechar Menu