FOZ DO IGUAÇÚ e Cidades Vizinhas

FOZ DO IGUAÇÚ e Cidades Vizinhas

Foz do Iguaçu

É uma bela cidade do oeste paranaense, com aproximadamente 300 mil habitantes, próxima a diversas opções turísticas o que faz com que seja muito visitada tanto por brasileiros como estrangeiros. É uma cidade moderna, bonita, com boas opções gastronômicas, um bom comércio com grifes conhecidas e  vários templos religiosos como o islamismo e budismo. A culinária árabe é bastante apreciada na cidade.Conhecer todos os pontos turísticos da região não é barato, assim sendo, sugiro que você adquira um pacote que é facilmente encontrado na Internet. Normalmente com a compra dessa opção, você evita filas na entrada. Eu adquiri um pacote chamado Passaporte 3 Maravilhas: contempla as Cataratas do Iguaçu, Itaipu Binacional e Marco das Três Fronteiras. O passaporte também inclui benefícios adicionais como desconto no estacionamento e entrada facilitada http://www.passaporte3maravilhas.com.br/

Cataratas do Iguaçu

Quando lá estive em fevereiro 2020, devido a seca prolongada, as quedas estavam com pouca água, o que tira um pouco a beleza das quedas. Eu não fui, mas, é dito por todos,  as quedas da Argentina são mais bonitas. Encontra-se lá a famosa Garganta do Diabo! O Parque da Foz do Iguaçu é bastante grande e há muitas trilhas para quem gosta, com subidas, muito cansativas, visto que, o calor, que é uma das características da região, é sempre presente. Há uma infra estrutura razoável com algumas lojas de souvenir, poucas lanchonetes, um restaurante e sanitários pequenos para a enorme demanda. Acho que poderíamos explorar mais o turismo da região oferecendo um número maior de atração, tal qual, ou pelo menos parecido com o que se vê em Niagara Falls, que são exploradíssimas!

Parque das Aves

Situado bem próximo do parque das Cataratas do Iguaçú, dá para ir a pé, esse local existe, apesar de manter os animais presos, para a proteção, procriação e manutenção de animais em extinção. O ingresso é R$60,00 e R$30,00, meia entrada. É um local bem amplo com centenas de espécies diferentes, entre répteis, mamíferos e principalmente aves.  É bem educativo e interessante, principalmente para as crianças. Em algumas áreas é possível interagir com os animais. Infelizmente perdi todas as minhas fotos desse passeio, então, tirei essas da Internet.

Marco das Três Fronteiras

Vá se possível no final da tarde, onde você pode apreciar um pôr de sol magnífico! O local é muito bonito, bem cuidado, com show de música e representação artística, uma arquitetura linda, loja de souvenier, lanchonete, um restaurante muito bom, segundo pude apurar. Vale conhecer o local!

Itaipu Binacional

Um espetáculo de engenharia! A segunda maior do mundo e a primeira em geração de energia! A gente sente-se orgulhosa de saber que construímos essa maravilha em plena ditadura militar. Começou a sua produção em maio de 1984. A energia, quase em sua totalidade é usada no Brasil, que compra o que sobra do Paraguai. O passeio se dá com veículo, (ônibus) da própria empresa e acompanhado de guia que detém grande conhecimento. Há também um museu que merece ser visitado. Oferece uma boa infra estrutura ao visitante que tem ao seu dispor sanitários, lojas de souvenir e lanchonete. Atente que se você não estiver em uma excursão ou não estiver com carro, a volta torna-se dificultosa, haja vista, os ônibus de linha demorarem muito a passar e a internet, pelo menos a da VIVO é ruim na região, o que dificulta chamar um carro de aplicativo ou mesmo um táxi.

Cidade del Este

Uma cidade paraguaia às margens do Rio Paraná, muito perto de Foz do Iguaçu, cinco minutos de carro até a ponte. É o paraíso das compras para os turistas, se e somente se o dólar estiver compensando, o que não está acontecendo para nós brasileiros nesse 2020! Os táxis, (diferentemente dos carros dos aplicativos) podem ingressar no país, mas, não compensa, haja vista, a passagem pela polícia federal alfandegária, que normalmente, é demorada.

Você pode atravessar a Ponte da Amizade a pé (uns 10 minutos de caminhada) de moto táxi, ônibus, carro particular ou de táxi, não pode de Uber!

Vista da Ponta da Amizade – Rio Paraná

Lá você encontra desde lojas conceituadas de toda sorte de produtos originais, até imitação barata de praticamente tudo! A moeda de compra é o dólar, mas, o Peso e o Real também são aceitos, mas, a gente fica à mercê do câmbio! Fique atento que você tem direito de trazer somente 500 dólares de mercadoria (aumentou há pouco tempo) e vez por outra ao passar pela alfândega, você é revistado, portanto, tenha em mãos as notas fiscais da suas compras. Nenhum aparelho, relógio,  tem garantia, a menos que você pague um percentual que varia em torno de 10% do valor do produto! Eu acho que compensa, Eu mesma trouxe um relógio que foi testado lá, mas, ao chegar aqui, não funcionou! Tem vários shoppings na cidade, eu indico o Paris, limpo, boas lojas e tem ar condicionado!!!! Um diferencial que faz muita diferença naquele inferno de calor!! As lojas grandes normalmente tem produtos originais.

Puerto Iguazu

Cidade argentina que dista uns 15 km de Foz do Iguaçu. Tem ônibus ligando as duas cidades. Eu, particularmente, achei a cidade suja, feia, com uma tal de “feirinha” muito precária, com vendedores mal humorados, que comercializa alimentos como azeitonas, salames, (produtos esses que são facilmente encontrados nas cidades vizinhas) compotas, mas, não compensa! Ouvi dizer que a noite a cidade fica mais movimentada e passa a ser uma boa pedida. Fiquei decepcionada com esse passeio. Não recomendo.

 

Fechar Menu