Gramado e Canela

Gramado e Canela

Localizadas na serra gaúcha, Gramado, Canela e Nova Petrópolis são cidades turísticas muito procuradas por seu clima frio, boa gastronomia e diversão para todas as idades e gostos. Em Gramado, a maior e mais conhecida, acontece o Festival de Cinema Nacional, com a entrega do Kikito. Além disso é muito procurada nas épocas de Natal e Páscoa, onde a cidade se paramenta toda para receber seus visitantes. Na minha opinião, não há cidade de  montanha no Brasil tão bonita e agradável quanto Gramado.

Canela

É praticamente uma extensão, muito pertinho, mas menor e consequentemente com comércio também menor, mas, com excelentes opções! Abaixo você vê a famosa Igreja de Pedra, ícone da cidade. Tem muitos parques e chego a dizer que tem mais pontos turísticos que Gramado.

Nova Petrópolis

Dista uns 42 km dessas cidades e você chega lá pela estrada RS 235. É uma cidade pequena, em estilo europeu, com forte influência dos  imigrantes alemães! Não tem o mesmo glamour e procura das outras duas. Em Nova Petrópolis há Outlet da Dakota, onde se encontra marcas variáveis a preços módicos.

Praça em  Nova Petrópolis e Canela no final de ano



Como ir:

Pode ir de carro, dependendo de onde você esteja,  compensa. De São Paulo acho um pouco distante, assim sendo, o avião é a melhor opção. Desci em Porto Alegre, onde aproveitei e fiquei uns dias, o que indico se não conhecer. Aluguei um carro peguei no  próprio aeroporto e fiz o trajeto entre POA e Canela de carro. Dá em média umas 2 horas de viagem, são cento e poucos km! O tempo é maior, haja vista, não ser pista dupla o trajeto todo, mas a estrada é boa, dá para ir com tranquilidade!

Hospedagem:

Nas épocas de grandes eventos, é cara, principalmente os hotéis e pousadas! Uma excelente opção é alugar um imóvel que você encontra em sites como https://airbnb.com.br e https://booking.com 

A primeira vez que estive lá, fiquei num apto muito bom, de um dormitório, bonitinho, bem montado, num bairro muito fino, na cidade de Canela que dista uns 6 km de Gramado, no entanto, a estrada que une esses municípios, é praticamente inteira de comércio, assim sendo, você nem percebe que está em outra cidade. Já nessa última vez fiquei em hotel, muito bom, na estradinha que une as duas cidades.

O que fazer:

São tantas as opções que fica impossível citar todas. Em Gramado e Canela se concentram a grande maioria. Sugiro que acesse https://brockerturismo.com.br/servicos/ingressos. É a maior empresa turística da região.

Snowland: um parque onde adultos e crianças se divertem muito. Fica em Gramado. Tem pista de patinação, tem escorrega com bóias, tem pista de esqui, tem uma lojinha (cara), restaurante e café. No valor do ingresso eles fornecem a roupa, luva e o calçado. Sugiro que para os mais friorentos, levem meia, cachecol e touca!

Parque Mundo a Vapor: não entrei, mas parece ser bastante infantil. Fica na estrada entre Canela e Gramado. Por fora é lindo! Sugiro  que acesse o site https://portalgramado.com.br

Lá você tem informações sobre tudo que há nessa região! Além desse, há  um site onde você pode comprar os ingressos com antecedência. Note que a maioria deles tem preço especial para idosos e estudantes! https://compradeingressos.com.br/gramado

Bondinhos aéreos Teleférico: é uma boa forma de se apreciar a natureza belíssima do local, ver a famosa Cachoeira do Caracol e visitar um local, na primeira parada do bondinho, onde tem diversos animais que falam! Fica em Canela.

Assistir a um espetáculo

Que  Gramado promove  todo ano.  Esse 2018 assisti o espetáculo Reencontro, na arena da cidade. Foi bonito, com bailarinos, fogos de artifícios, jogo de luzes e interpretação artística. Ao que parece, é montado shows diferentes em cada ano. Na outra vez assisti a um espetáculo em ambiente fechado, onde há arquibancadas e uma pista onde se desenrola o show. O local é longe e se você for só, sem contratar alguma empresa de turismo, fique esperto, pois, a volta é uma calamidade pra se conseguir um táxi ou mesmo Uber. Sugiro que combine com quem o levar para que venha buscá-lo, caso contrário, põe o coração à larga!!!!

Lago Negro

Fica longe da cidade. Eu peguei um circular que sai de frente da Igreja que tem o Lago Negro como ponto final e lhe dá também a possibilidade de conhecer outros bairros de Gramado e alguns pontos turísticos. Como o nome diz, é um lago com muito verde, bonito, compensa conhecer.

Comércio local

Vende de chocolates, a chimarrão, muito calçado, principalmente das marcas Picadilly e Usaflex, roupas, couro e diversas lojas de souveniers.  Deixe para comprar sapatos lá, eu me encantei e comprei antes, em POA, paguei mais caro!

 

Andar a esmo curtindo a beleza da cidade!

Fonte onde os enamorados em Gramado colocam na grade, cadeados fechados, representando o amor eterno!

Rua coberta

É parada obrigatória. Acontece shows e bandas quase que o dia todo. Tem um pequeno comércio e alguns   restaurantes. Fica em frente ao famoso cinema  do Festival de Inverno, que sempre está muito bem decorado!

 

Onde comer:

De fato a melhor comida no Brasil a gente encontra no Sul. Todos os restaurantes em que comi, foram ótimos, desde os por kg até “a la  carte”. Vou destacar uma cantina onde, apesar da espera, encontrei aberta para o público na noite do Reveillon, a Trattoria del Corso. Foi o melhor filé a poivre que comi em minha vida! Recomendo, fica em Gramado na Av. Borges de Medeiros, uma das principais da cidade, senão a principal!


Confira a nossa galeria de fotos:

Fechar Menu