João Pessoa – PB

João Pessoa – PB

João Pessoa

Ou JAMPA, como é carinhosamente referenciada pelos paraibanos a capital da Paraíba, João Pessoa, no nordeste brasileiro. Com seus quase 900 mil habitantes, Jampa se distingue por ser uma cidade praiana, com excelente custo de vida, com pouco congestionamento e um povo muito bem humorado e sempre disposto a fornecer ajuda. Bem servida de hotéis, restaurantes, shoppings, sossego e baladas pra quem gosta!

Piscinas Naturais

Um dos pontos alto da cidade, são as piscinas naturais, acessíveis com maré baixa, sendo as mais conhecidas: Picãozinho e do Seixas. Os barcos saem da praia de Tambaú e os passeios são vendidos por agencias dispostas por toda orla. O preço do passeio é bem razoável. Em outubro desse ano paguei R$40,00 para ir até o Seixas, passeio de aproximadamente 3 horas!

Ponto mais oriental

Em Jampa situa-se o ponto extremo do Brasil ao leste, a Ponta do Seixas, aquela barriguinha que faz no nosso mapa. Há um marco nesse local, o Farol de Cabo Branco, rodeado por um parque com área de lazer, espaço para churrasco e pic-nic, bem arborizado, com diversas lojinhas de toda sorte de produtos. É um dos pontos turísticos de João Pessoa. Particularmente achei que os cuidados com a aparência, a vegetação, o entorno, muito precários, a natureza é exuberante, mas, fica difícil observar por falta de um mirante, por exemplo.

Calçadão da Praia de Cabo Branco

Um local ótimo para uma caminhada, limpo, arborizado e bonito. A praia de mesmo nome também vale um mergulho. Nessa avenida encontra-se muitos bares e restaurantes. O Bar do Cuscuz é um deles e é point de Jampa.

MAP – Mercado do Artesanato Paraibano

Localizado nas proximidades da Praia de Tambaú, esse mercado de três pavimentos, abriga toda sorte de lojinhas de artesanato e produtos regionais. Pra quem gosta de compras, é uma excelente pedida.

Feira de Artesanato

Na verdade, são diversas lojas de produtos regionais e alimentação que formam a famosa Feira de Artesanato. Assemelha-se muito com o MAP, descrito acima, fica inclusive no mesmo bairro de Tambaú.

Praia do Jacaré

Praia fluvial, no município de Cabedelo, tem esse nome, homônimo a uma outra praia relativamente perto. Na verdade é o Rio Paraíba que abriga essa praia. Ao cair da tarde um saxofonista, Jurandy, em um barco, toca Bolero de Ravel sob os olhares de centenas de pessoas que se maravilham com o por do sol e a música. O local também oferece uma série de boas lojas de produtos regionais, restaurantes, cafés e bares. O local está muito bonito e aprazível. É um passeio imperdível!

Praia de Tambaba

Dista uns 40 km ao sul de Jampa e o percurso leva por volta de 60 minutos.  Divide-se em duas, a de nudismo e outra menor que atende quem não pratica ou não quer ir à praia naturalista. É uma boa opção para aqueles que querem conhecer ou são adeptos do naturalismo.

Cabedelo

Em Cabedelo, cidade da grande João Pessoa, abriga boas praias para banho. Lá se encontra a famosa Areia Vermelha, que a exemplo das piscinas naturais, tem necessidade de maré baixa. Infelizmente não consegui ir por conta da maré. Segundo apurei, é lindíssimo e vale a pena fazer esse passeio!

Centro antigo

Fiquei um tanto decepcionada com o abandono, a falta de cuidado que vi no centro antigo. As igrejas, com uma variedade de estilos arquitetônicos, são muito belas externamente, infelizmente não consegui vê-las internamente,  pois, todas estavam fechadas. As construções da região, estão também deterioradas, com poucas exceções.

Shopping Center Manaíra

Para quem gosta de shopping, esse é muito bom, amplo, me surpreendeu. Não perde em nada para tantos que conheço. Se você tiver um tempo sobrando, vá conhecer!

Curiosidades de Jampa:

A cidade tem muitos, mas, muitos gatos. Felizmente os comerciantes cuidam deles e em quase todas as lojas você depara com um ou alguns!

Alimentação, incluo aí os restaurantes,  é muito boa e barata, comparando com outras capitais.

Os imóveis, segundo apurei, também são baratos, ou seja, mora-se melhor com menor valor financeiro.

 

Fechar Menu