Porto Alegre

Porto Alegre

Capital do Rio Grande do Sul, POA, como é conhecida, tem lá seus encantos! É banhada pelo caudaloso Rio Guaíba, que oferece inclusive praia aos gauchos! Tem também um porto onde o comércio se dá. O Centro Histórico mantém muito da arquitetura dos séculos passados, sendo que, algumas são tombadas pelo Patrimônio Histórico. A maior parte dos pontos turísticos ficam por ali.

O que ver?!

A orla além de bela, está toda restaurada, muitas embarcações de passeios, atracam no Gasômetro que é um marco turístico da cidade! Passear no final da tarde, a pé ou de bicicleta por lá é uma boa pedida. Sugiro que o faça enquanto o dia estiver claro, infelizmente, por motivos óbvios. Tem restaurante flutuante, que não deu tempo de ir, mas é simpático! Aos domingos e feriados, a avenida paralela é fechada e vira área de lazer.

O Mercado Municipal, com sua arquitetura espetacular, ocupa lugar de destaque. Internamente não parece tão grande quanto o é por fora.

A Catedral, vale uma visita, muito linda!

Esse bar, tombado pelo patrimônio histórico, segundo nos relataram, era ponto de encontro dos intelectuais e músicos, como Mario Quintana e Elis Regina!

Outro local muito bonito é o Teatro São Pedro, que se situa em um dos lados da Praça onde se encontram vários prédios da administração do estado.

Considerada a rua mais bonita do mundo, a Rua Gonçalo de Carvalho é toda arborizada com árvores centenárias. Segundo consta, isso é obra dos próprios moradores que para evitar a construção de um estacionamento subterrâneo, assumiram o cuidado com a rua e o resultado foi esse:

O bairro Moinhos de Vento, é muito bonito, de classe alta, onde se encontram diversas lojas de grife, bares e restaurantes. Encontrei nesse bairro um micro estabelecimento que vale aqui o comentário, é o Chocólatras assumidos! O proprietário, Marcelo, pessoa que com certeza fez o nome do comércio, é super simpático e agradável e os doces, cafés e tudo o mais de gostoso que possa imaginar, lá tem!

Casa de Cultura Mario Quintana é imperdível. Um antigo hotel, onde inclusive morava o escritor e poeta, tem um seis andares, que sustenta diversos tipos de arte, exposição, bar, enfim, vá, suba até o último andar onde se encontra um espaço gastronômico, tome um delicioso suco, aprecie a paisagem e desça apreciando cada espaço!

 

 

 

Quarto de Mário Quintana no antigo hotel.

 

 

 

Os shoppings foram a minha salvação, visto que, a temperatura na rua era impraticável e andar sob o sol, ninguém merece, então, bora conhecer os Shoppings Iguatemi, o mais bonito, o mais simpático Barra Sul e o menor, pertinho do hotel, o Praia Belas!

Fechar Menu