Tirar e Renovar o Passaporte no Brasil

Tirar e Renovar o Passaporte no Brasil

Obter seu primeiro passaporte  ou a renovação do mesmo, é relativamente fácil e você faz quase tudo de forma virtual pelo site da http://www.pf.gov.br/servicos-pf/passaporte/ .  Casos excepcionais sugiro que leia as determinações nesse mesmo site. Felizmente hoje o passaporte tem a validade de 10 anos! Imagem relacionada

Obs.: Se seu passaporte estiver a 6 meses de vencer, sugiro que providencie um novo, haja vista, que alguns países não permitem a entrada quando a data de expiração está próxima (nesse intervalo de 6 meses).

– ser BRASILEIRO   
– ter o título de  eleitor
– ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a multa respectiva
– se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
– não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do País pela Justiça.
e ainda apresentar os seguintes documentos ORIGINAIS:

1 – Documento de Identidade, que possua foto e esteja atualizado, ou seja, com menos de 10 anos de emissão. Qualquer outro documento que comprove sua identidade é aceito, desde que contenha filiação, local de nascimento, assinatura e foto.

2 – Comprovante de que  está quites com a justiça eleitoral. Você tira facilmente no site http://www.tse.jus.br/justica-eleitoral . Nesse site você escolhe o seu estado e ele o redirige, de cara você tem dois campos que devem ser preenchidos e no ato já sai o resultado. Observe{2.1 – Cerca de 6 (seis) meses antes de toda eleição, o Tribunal Eleitoral suspende os serviços de regularização, entrando no chamado “interstício eleitoral“. Esteja atento à sua situação eleitoral, pois mesmo sendo impossível regularizar sua situação nesse período, só é permitida a emissão de passaporte para quem cumprir o que foi citado no tópico 2 acima.} Pessoas maiores de 70 anos não precisam apresentar esse documento

3 – Para homens, certificado de alistamento militar 

4 – Passaporte anterior válido – A orientação geral é que sempre apresente o passaporte anterior (válido ou não) para cancelamento físico e também no sistema SINPA.

5 – CPF (pode ser apresentado via carteira de identidade, CNH, identidade profissional ou qualquer outro documento que comprove sua numeração).

Depois de toda a documentação em mãos,  você preenche o formulário eletrônico de solicitação de passaporte. Após o pagamento da GRU que será gerada ao fim desta solicitação, deve-se aguardar o prazo de compensação bancária, e só então será possível o agendamento eletrônico do atendimento presencial. Certifique-se de que o pagamento da GRU foi realmente efetuado e não apenas o “agendamento de pagamento”. Certifique-se também de que o valor foi pago corretamente, inclusive em centavos. A consulta ao pagamento será feita automaticamente no momento do atendimento. Contudo, caso o pagamento não seja detectado pelo sistema, poderá ser solicitado o comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU referente à taxa devida para a emissão do documento de viagem requerido.

Caso o pagamento não seja detectado ou seja detectado em valor inferior ao devido e não seja apresentado o comprovante original de pagamento, o atendimento não será realizado, sendo necessário novo agendamento. Portanto, esteja atento a estas instruções para que o tempo de disponibilização do seu passaporte não seja prejudicado.

No dia e horário agendado (importantíssimo) o requerente deverá apresentar-se ao posto de atendimento escolhido, portando todos os documentos ORIGINAIS pertinentes.

No próprio posto de atendimento você receberá as instruções e data para retirada do passaporte. Observe: ele só é entregue ao requerente!

 

Dados retirados da Polícia Federal do Brasil

Fechar Menu